quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Outubro Rosa, Pano Collado mais do que apoia


Romilda é uma “senhorinha” muito especial que mora em Americana.
Ela foi portadora de um câncer de mama e depois de muita luta, acabou de receber a maravilhosa notícia de que o uso do  medicamento  de controle já pode ser suspendido. Mas antes disso, ela passou por vários “probleminhas”.
“Probleminhas”... como ela mesmo disse, pois sempre encarou  o câncer como uma fase difícil à ser superada. Não desmerecendo a gravidade da doença e sim optando  em enfrenta-la com mais serenidade.
A descoberta precoce ocorreu durante um auto exame, onde foi localizado um pequeno nódulo.
Decidiu investiga-lo imediatamente e com a mamografia veio a confirmação:  Era um nódulo maligno.
Em apenas 15 dias foi feita a cirurgia e todo o nódulo foi retirado.
Tudo certo, porém o câncer voltou no local da cicatriz.
Foi feita uma segunda cirurgia e não é que o câncer voltou novamente no mesmo lugar !
Durante a terceira cirurgia foi constatado que havia uma metástase em todo o seio e então foi agendada uma Mastectomia.
Toda essa rotina durou  cerca de 4 meses mas Romilda sempre teve a certeza de que “ esse probleminha “ não a derrotaria e nunca desanimou.
Após quatro cirurgias e seis sessões de quimioterapia, iniciou-se um tratamento com hormônios que duraram mais longos cinco anos.
O médico sempre deixou clara a possibilidade de cura mas enfatizou que o  sucesso  de seu  tratamento  seria  devido a detecção do câncer logo no início.
Hoje, recebi  a maravilhosa notícia, que o mastologista suspendeu o uso do medicamento e essa difícil fase foi superada.
Romilda optou por não fazer a reconstrução do seio mas utiliza hoje, uma prótese de silicone externa.
Embora Romilda esteja com a saúde sobre controle, ela nunca se esquece de fazer o auto exame e exames laboratoriais, pois vale lembrar que o sucesso de seu tratamento  deu-se  pela descoberta precoce de seu nódulo e o recado que ela deixa para todas nós mulheres é para que reparem sempre, sempre e sempre em seu corpo. Quanto  mais cedo percebermos qualquer “probleminha”, maior a chance de sua total extinção.
( Uma semana antes de fazer a quarta cirurgia, Romilda fez uma viagem de navio contra a vontade de todos. Seu médico sugeriu que reagendasse, pois queria fazer a cirurgia o quanto antes mas Romilda sempre foi muito confiante e não quis abrir mão de seu passeio. Realizou todos os exames necessários com antecedência para fazer a cirurgia assim que voltasse e... cá entre nós, “ O  que mais podíamos esperar de uma “senhorinha” com tanta vontade de viver ?... )

Pano Collado ficou muito feliz em presentear Romilda com uma saia simbolizando o apoio a campanha de Conscientização do Câncer de Mama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário